como controlar a mente

Como controlar a mente? Aprenda agora.

Como controlar a mente? Por que controlá-la? Quais os benefícios que isso pode trazer para sua vida?

 

Se você está lendo este artigo, é por que possui interesse e quer saber como controlar a mente, seja para melhorar seus resultados em determinada área da sua vida, seja para ser mais feliz ou para ganhar mais dinheiro, enfim, não importa, a questão é que você pode e deve aprender a usar tudo o que sua mente consciente e subconsciente tem a lhe oferecer. Continue lendo este artigo, e aprenda como controlar a mente, através de seus pensamentos e sentimentos.

como usar sua mente

 

A maioria de nós, seres humanos, vive a vida sem conseguir, muitas vezes, controlar os resultados de nossas ações. Isso faz com que nossa vida fique desgovernada. Aprender como controlar a mente, fará você obter o controle total sobre sua vida.

Imagine a seguinte situação:

Você é um avião, sua vida, o céu, e você está sempre voando. Nesse caso o seu corpo é o avião, e o piloto é a sua mente. O piloto conduz o avião para onde ele quer, quando ele quer, e da forma como ele acha melhor. Caso o piloto não possua habilidades para levar o avião para o lugar certo, o avião seguirá pelos céus, encontrando tempestades, outros aviões desgovernados e ainda poderá se chocar contra uma montanha.

Sua mente funciona da mesma forma. Caso você não consiga controlá-la, encontrará grandes dificuldades, aflições e situações nada agradáveis ao longo da vida. Não estou dizendo que tudo será ruim, porém, quando nós aprendemos a controlar a mente, tudo parece mudar. Passamos a seguir o caminho certo, desviando de situações desagradáveis, que, dês de o início, podem ser evitadas.

 

Como a nossa mente afeta nossos resultados

 

Todos nós, quando nascemos, chegamos a este mundo apenas com medo do barulho e o medo de cair. Ao longo de nossa vida, vamos obtendo informações, passando por sofrimentos, alegrias, descobertas, etc. Esses acontecimentos e experiências são os fatores determinantes que moldam nossa forma de pensar. Nossa personalidade geralmente é formada durante a infância, até os 12 anos de idade.

Tudo o que os 5 sentidos são capazes de sentir, formam a nossa maneira de pensar, e consequentemente, nossa maneira de AGIR.

  • Tato – Quando você nasce, não tem medo do fogo, mas quando você se queima, sua mente associa o fogo como algo perigoso.
  • Visão – Tudo o que você vê, forma a sua ideia e visão do mundo. Quando somos crianças, muitas vezes não temos o discernimento de saber o que é certo ou errado, de modo que, aceitamos o que vemos.
  • Audição – A maior parte da formação de nossa personalidade é feita através da audição. Muitas vezes nossos pais, avós ou pessoas importantes para nós durante nossa infância, passam para nós, de forma involuntária, pensamentos e ideias. Como essas pessoas são importantes para nós, acabamos levando como verdade absoluta aquilo que nos é dito.
  • Olfato – Quando você sente o cheiro de gaz de cozinha, por exemplo, sabe que não pode respirar durante muito tempo, pois aprendeu, durante a vida, que isso faz mal.
  • Paladar – Não nascemos conhecendo o gosto das coisas.  Adquirimos gosto por alguns alimentos ao longo de nossa vida. Conheço um cara, que não come abacaxi, pois quando era criança teve uma experiência negativa. Certa vez, quando comeu um abacaxi, acabou perdendo um dente. Hoje em dia, sempre quando vê um abacaxi, seu cérebro se lembra da ocasião negativa, fazendo com que não coma a fruta.

 

como controlar a mente

 

Tá, mas, o que nossas experiências passadas tem a ver com controlar a mente?

 

Provavelmente você possui medo de alguma coisa. Seja lá qual for esse medo, que é criado por sua mente, pode te atrapalhar de alguma forma. Existem dois tipos de medo, que são os medos normais, e os medos anormais.

  • Medos normais – Todo o tipo de medo que está relacionado a proteção de sua integridade física, pode ser considerado um medo normal. Por exemplo, se você esta atravessando a rua, e de repente vem um carro em alta velocidade, e está prestes a te atropelar, você com certeza sentirá medo, e esse medo é o que irá te salvar. Você não irá ficar parado no meio da rua esperando o carro passar por cima de você. A partir do momento que o sentimento de medo, que serve como um alerta para o cérebro, for “acionado”, você fará o que for possível para manter sua integridade física. Esse tipo de medo, é o que te mantém vivo, portanto, é um medo normal.

 

  • Medos anormais – Esse tipo de medo não é instintivo, geralmente ele é desenvolvido ao longo da vida, pode ser desde o medo de andar de bicicleta, até o medo de paquerar. Esse tipo de medo faz com que você limite sua vida, a ponto de fazer com que você, muitas vezes, não faça o que gostaria de fazer. Como disse antes, esses medos são reflexos de acontecimentos e crenças do passado, fazem parte dos famosos paradigmas.

Os medos são MENTAIS, ou você os controla, ou eles controlarão você!

Outra forma de limitação mental que é imposta em nossa mente, são algumas frases que são ditas a nós durante a infância. Seja por nossos pais, avós, entes queridos ou professores. Alguns exemplos são:

  • “Dinheiro não traz felicidade”
  • “Os ricos são gananciosos”
  • “Os homens não prestam”
  • “A vida é dura”
  • “O mercado está em crise”
  • “Deve se trabalhar muito para ganhar dinheiro”
  • “Todos os políticos são desonestos”

Entre muitas outras.

Olhando assim, aparentam ser simples frases, que não causam nenhum tipo de mal, porém, também podem vir a ser destrutivas, dependendo da forma como são impostas na sua mente.

Todo o tipo de paradigma é uma barreira mental, que te impede de conquistar algo. Se você acha que dinheiro não traz felicidade, por exemplo, como você terá dinheiro?? Inconscientemente, você se livrará dele de alguma forma, sabe porque? Por que você acredita que dinheiro não traz felicidade, e a felicidade é o motivo pelo qual vivemos, portanto, nada pode cessar ou atrapalhar nossa felicidade, nem mesmo o dinheiro.

Você com certeza possui muitas crenças limitantes dentro de si, a maioria delas está afetando seus resultados em alguma área da vida, e você nem mesmo sabe disso. Mas calma, essas limitações podem ser retiradas de dentro de sua mente.

Agora que você já sabe que possui alguns obstáculos mentais e como eles foram criados, está na hora de aprender a remove-los, e depois, plantar novas crenças positivas.

Recapitulando: os medos e os paradigmas são os maiores obstáculos, que te impedem de obter o sucesso.

como controlar a sua mente

 

Como os pensamentos afetam nossa mente

Porque você faz o que faz? Porque você faz as coisas do jeito que faz? A resposta para sua pergunta é: Tudo o que você é, está gravado em seu subconsciente, e você toma suas decisões, baseado em sua programação mental, que se encontra arquivada dentro de sua mente subconsciente.

Uma simples palavra pronunciada, escutada ou escrita, não é capaz de produzir efeito sob sua mente subconsciente.

Para que se possa gravar algo em nossa mente subconsciente (parte da mente responsável por nossa personalidade, paradigmas e medos), é preciso que exista sentimento ou emoção na hora da “gravação”. Por exemplo, quando você fala a seguinte frase: “Eu odeio meu irmão”, sem que haja um sentimento de ódio, não estará afetando e nem gravando a ideia de que você odeia seu irmão. Agora, quando você exclama essa frase repleta de raiva e ódio, você estará passando essa ideia para sua mente subconsciente.

Quando você gera qualquer tipo de pensamento, sem que haja algum sentimento por trás, o mesmo não é capaz de atingir sua mente subconsciente, portanto, não o afetará de nenhuma forma.

Quais são os principais sentimentos positivos e negativos?

como controlar sua mente

 

Se você conseguir controlar seus sentimentos a ponto de conseguir sentir e pensar sobre algo, será mais fácil reprogramar sua mente.

Muitos de nós possuímos barreiras financeiras, amorosas, sociais etc.. Para quebrá-las, devemos pensar no que desejamos mudar.

O principal sentimento para que se consiga quebrar um paradigma, é a FÉ.

A Fé é capaz de mudar qualquer coisa em sua vida, seja Fé em você, seja Fé em Deus, não importa, você precisa ter Fé que irá conseguir efetuar a mudança desejada. Um pensamento com o sentimento de Fé, é poderoso, e vai influenciar o seu subconsciente.

Tenha Fé que você irá ganhar muito dinheiro, tenha Fé que irá encontrar o parceiro ideal, tenha Fé que você encontrará um emprego. Tenha Fé na mudança.

Outro Sentimento muito forte, que também é capaz de influenciar seu subconsciente, é a gratidão.

Logo mais irei passar algumas técnicas para reprogramar seu subconsciente de forma eficiente.

Outros sentimentos capazes de influenciar sua mente, são:

Positivos

  • Esperança
  • Amor
  • Paixão
  • Desejo
  • Gratidão

Negativos

  • Raiva
  • Inveja
  • Ódio
  • Ciume
  • Medo
  • Culpa

Existem outros, porém esses são os principais.

Recapitulando: Um pensamento só pode influenciar sua mente subconsciente, caso tenha algum sentimento o envolvendo.

” E TUDO QUE PEDIRDES EM ORAÇÃO, CRENDO JÁ RECEBEREIS.” Mt, 21:22

 

Escolha sabiamente seus pensamentos, e saberá como controlar a mente.

 

Muitos dos pensamentos que circulam sua mente CONSCIENTE, estão vagando por ela sem que você perceba ou permita. Eu costumo indicar as pessoas para que se rodeiem por “informações positivas”, de modo que apenas informações importantes cheguem até você. É obvio que é quase impossível controlar todos os pensamentos que se passam dentro de nossa mente, por isso devemos evitar a fonte de pensamentos negativos, tais como: Pessoas negativas, mídia televisiva, programas que não acrescentam em nada, matérias jornalisticas fúteis, fofocas etc..

Por mais que um pensamento tenha que possuir sentimento para influenciar seu subconsciente, a repetição de pensamentos e energias negativas que ficam na mente consciente, acabam, de alguma forma, encontrando uma brecha e poluindo nossa vida. Portanto, evite qualquer tipo de contato com informações que não agregam em nada sua vida.

Visite sites que agreguem valor a você, assista a vídeos que te ensinam alguma coisa de útil, deseje o bem para os outros, elogie as pessoas que você ama, seja grato por tudo o que você tem. Esse tipo de atitude é muito positiva para sua vida.

Ter a vida que você sempre sonhou, é o resultado do controle de sua mente. Ninguém conquista a vida dos sonhos por acaso ou esbarra nela sem querer. Uma vida de sucesso, seja lá o que sucesso signifique para você, deve ser construída. Para construí-la, você deve dominar seus pensamentos e emoções.

 

Como, e por que reprogramar sua mente?

Digamos que você queira muito arrumar uma namorada, que possua todas as qualidades que você julga essenciais para uma futura esposa. Bonita, inteligente, fiel, trabalhadora, honesta etc. Porém, até hoje, todas as namoradas que você teve, foram exatamente o contrário dessa que você procura, e julga como a ideal.

Com certeza você possui alguma programação mental que atraia sempre o mesmo tipo de mulher, fazendo com que você sempre sofra e se arrependa.

De alguma forma, você foi condicionado a isso.

Já vi essa história algumas vezes. Muitos caras acreditam que nunca encontrarão a mulher perfeita para eles, pois foi dito a eles, na infância, que esse tipo de mulher não existia. Outros acreditam que, ao namorarem uma mulher bonita, serão traídos, por isso, acabam atraindo sempre o oposto.

A maioria dessas crenças estão enraizadas nas profundezas do seu subconsciente, e provavelmente você não saiba da existência delas.

Mas, afinal, como utilizar o pensamento de forma eficaz, para remover as crenças negativas de uma vez por todas?

 

Agora que você já sabe que a sua programação mental, contida em seu subconsciente, produz os seus pensamentos, que por sua vez, determinam o modo como você age, vou ensinar a vocês algumas técnicas para reprogramar, da forma que você achar melhor, seu subconsciente. Desse modo, você obterá o controle de seus futuros resultados.

 

como controlar sua mente

 

“Tudo tem início na sua programação”

 

Técnica 1 – Meditação Guiada.

Essa é a minha favorita. A meditação, hoje, é um hábito em minha vida, pratico ela todos os dias, durante 3o minutos.

A diferença da meditação tradicional para a meditação guiada, é que durante o período de relaxamento, você escutará um áudio. Esse áudio irá gravar na sua mente sugestões positivas em relação a prosperidade, abundância, relacionamentos, auto-estima, auto-confiança, etc.

Durante a meditação, você deverá relaxar o seu corpo. Recomendo que você fique deitado, em um local confortável, que não haja distrações e nem barulho.

O áudio que eu escuto é este aqui.

É importante que você pratique todos os dias. Faça com que a meditação se torne um hábito em sua vida.

É provável que nas primeiras vezes que tentar meditar, você sinta algum incômodo, pois você não está acostumado e não possui prática. Mas não se preocupe, em pouco tempo você irá relaxar sua mente e seu corpo, com muito mais facilidade.

Quando eu comecei a meditar, sentia coceiras pelo corpo e não conseguia me concentrar, era muito desconfortante, pensei em desistir, mas sabia que a meditação era a chave para a minha mudança, então persisti. Em menos de 6 dias já estava conseguindo meditar com extrema eficiência.

 

 

Técnica 2 – Perdoe

Essa técnica serve para quebrar paradigmas, que foram criados através de experiências negativas do passado.

Caso você tenha sofrido uma humilhação, uma injustiça ou uma frustração muito grande, pode ser que isso tenha ficado marcado em seu subconsciente.

Por exemplo, muitas pessoas que são tímidas, são assim por causa de acontecimentos do passado. Em algum momento foram reprimidas, e para não passarem por momentos semelhantes, a mente toma atitudes que fazem com que o indivíduo se feche para a vida. A pessoa passa a não participar de círculos sociais, passa a não expor sua opinião, e passa a não se relacionar com outras pessoas. Isso tudo por medo de sofrerem novamente, da mesma forma que aconteceu no passado. Isso acontece quase sempre na vida de algumas pessoas, pois não sabem como controlar a mente.

Essa história se repete muitas vezes, mudando apenas o personagem principal, que nesse caso, pode ser você.

A técnica do perdão consiste em identificar acontecimentos do passado, causadores de sofrimento, e fazer com que sua mente entenda que aquele sofrimento já passou, e não o afeta mais. Faça sua mente entender, que determinado acontecimento, não o faz mais sofrer.

Passo 1

Identifique o acontecimento causador do paradigma.

Passo 2

Feche os olhos, e relembre a cena. Tente se concentrar o máximo possível.

Passo 3

Pronuncie as palavras, com convicção:

  • Eu perdoo qualquer pessoa que tenha me feito mal.
  • Eu reconheço que sou uma nova pessoa, e nenhum sofrimento pode me afetar.
  • Tudo que está no passado, está morto e enterrado, portanto, não possui poder contra mim.
  • Estou encerrando essa memória de minha vida.
  • Esse acontecimento me tornou mais forte, hoje posso entender isso.

Caso alguma pessoa, no passado, tenha lhe feito algum mal, pense nela, e perdoe-a pelo fato ocorrido. Abençoe a vida dela. Isso fará um bem enorme a você.

Utilize essa técnica sempre que puder, e logo estará livre de seus paradigmas.

 

Técnica 3 – Visualização

A técnica da visualização funciona da seguinte forma:

  • Ter um objetivo fixado, seja possuir uma quantia específica de dinheiro, seja encontrar a pessoa ideal para casar, seja abrir um negócio, etc.
  • Relaxar o corpo e a mente, igual ao procedimento da meditação.
  • Imaginar o objetivo como concluído.

Imagine dentro de sua mente, que você já conquistou o objetivo almejado. Sinta, como se já fosse real. Imagine os mínimos detalhes. Se o seu objetivo, por exemplo, seja possuir um carro novo, imagine você dirigindo o tal carro, sinta como se fosse real, se concentre o máximo possível.

Esse exercício, irá gravar a ideia de que você já possui o objetivo concluído em seu subconsciente. Desta forma, sua mente fará o possível para obter a mesma sensação, criada em seu mundo mental, no mundo físico.

Concluindo

Você pode, e deve, praticar esses exercícios diariamente, dessa forma você saberá como controlar a mente. Pois sua mente subconsciente está, o tempo todo, recebendo informações, de todos os tipos e de todos os lugares, portanto, é necessário sempre repetir o processo, para que se mantenha a mente “controlada”.

Compartilhei com você as técnicas que eu utilizo, que funcionam perfeitamente comigo, e com certeza, funcionarão com você. Basta você praticar, e fazer com que essas técnicas se tornem um hábito em sua vida.

Persista na utilização dessas técnicas.

Conheço muitas pessoas que, através dessas e de outras técnicas, conseguiram vencer medos, superar perdas e reprogramar sua vida para o sucesso.

Saber como controlar a mente, significa obter o controle de seus pensamentos e de seus sentimentos. Suas ações são o resultado da forma como você pensa.

Tudo tem início em sua programação mental. Durante sua vida, talvez você não tenha tido a oportunidade de criar uma mentalidade moldada para o sucesso, mas agora você possui informações poderosas, e pode transformar sua mente em uma grande aliada!

” TENHA CUIDADO COM O QUE VOCÊ PENSA, POIS A SUA VIDA É DIRIGIDA POR SEUS PENSAMENTOS.” Provérbios, 4:23

 

Para que você possa se aprofundar nos conhecimentos, relacionados ao controle da sua mente, eu indico o treinamento SUA MENTE TEM PODER.

Através do treinamento, você sem dúvidas obterá uma nova vida!

Leia também o artigo que eu fiz sobre afirmações para atrair dinheiro.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Como controlar a mente? Aprenda agora.
5 (100%) 1 vote

Gabriel Sant'Anna

Empreendedor Digital, focado em treinamento e formação de pessoas. Fundador do Projeto Inteligência Moderna, que visa levar conteúdo de qualidade para pessoas que buscam "algo a mais" para suas vidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *