como superar o medo de dirigir

como superar o medo de dirigir? Livre-se agora!

Você deseja saber como superar o medo de dirigir? Então continue lendo esse artigo e surpreenda-se!

Afinal, O que é o medo de dirigir? qual a diferença entre pânico e medo? Como superar o medo de dirigir?

O medo de dirigir, hoje em dia, atinge muitas pessoas. É comum encontrarmos pessoas habilitadas, que não dirigem, seja por receio de fazer alguma besteira ao volante, seja por medo de atrapalhar outros motoristas nas ruas.

A verdade é que o medo de dirigir afeta muito a vida da pessoa, muitas vezes prejudicando e atrapalhando a rotina dela. Muitas pessoas que possuem medo de dirigir, adquiriram esse medo após algum acidente de trânsito, seja esse, causado por ela ou não. Esse tipo de medo, originado por um acidente, pode ser considerado uma espécie de trauma, e que pode levar ao pânico de dirigir.

Quando falamos de “trauma”, recomendo o auxílio de um especialista, dependendo da gravidade do fato, caso você acredite que possa utilizar minhas recomendações para tentar superar isso, siga em frente.

O medo comum, é criado dentro da sua mente, e funciona como uma barreira, o impedindo de realizar seus objetivos e fazer o que deve ser feito. O medo de dirigir deve ser enfrentado de duas formas:

  • Praticando: encarando o medo de frente, começar devagar e a os poucos, aumentando o ritmo.
  • Enfrentando o medo dentro de sua mente: se você nunca sofreu nenhum trauma no trânsito, com certeza o seu medo é proveniente de informações absorvidas por você durante toda sua vida, até este exato momento. Devemos modificar essas informações, ajustando a sua maneira de pensar, para que você se sinta confiante na hora de dirigir.

Caso você sinta pânico de dirigir, e não consiga nem entrar dentro de um carro, recomendo que procure alguém especializado para lhe auxiliar.

Continue lendo, que ensinarei algumas técnicas para você saber como superar o medo de dirigir.

 

Por que superar o medo de dirigir?

 

Dirigir é, para muitos de nós, uma forma de agilizar todos os nossos compromissos diários. Quando temos vontade de dirigir, mas somos impedidos pelo medo, acabamos por ficar frustrados. A frustração tira nossa alegria, e para muitos, deixar de dirigir pode significar muito.

Viver com medo é uma prisão. Não existe atalho, ou você supera, ou você sofre.

Muitas pessoas que sentem medo de dirigir possuem carro, mas pelo fato de sentirem medo, acabam utilizando transporte público.

Qualquer medo que você possua, e que acabe, de alguma forma, atrapalhando sua vida, deve ser superado.

Conheço muitas pessoas que possuem habilitação, porém por sentirem medo de dirigir, acabam virando dependentes de marido, esposa, pai, amigo, etc..

Aprenda como superar o medo de dirigir, e torne-se independente.

 

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM AS PESSOAS A POSSUÍREM MEDO DE DIRIGIR?

 

Já expliquei a respeito dos traumas que alguns acidentes de trânsito podem causar. Novamente indico a você que passou por algum trauma, procurar tratamento especializado.

O medo é criado em sua mente através de experiências próprias, críticas diretas, informações trágicas, e frases do tipo: “Mulher não sabe dirigir!”, por exemplo.

Algumas pessoas desenvolvem o medo de dirigir na própria auto-escola, ou quando estão aprendendo a dirigir com algum conhecido.

Quando se está aprendendo a dirigir, recomendo que a você recorra a alguém de confiança, que não vá ser intolerante com você, pois o processo de aprendizado é uma fase em que você está muito suscetível a sugestões. Caso a pessoa que está lhe auxiliando, fizer algo que não seja favorável para o seu aprendizado, isso poderá ficar marcado de forma negativa em você.

Sabemos que a maior parte das pessoas que querem saber como superar o medo de dirigir, são mulheres. Ainda existe um preconceito muito grande na sociedade, em que a mulher é considerada, muitas vezes, incapaz de dirigir. Antigamente, dirigir era uma atividade quase que exclusiva da classe masculina. Porém, estamos no século XXI, e por incrível que parece, esse preconceito ainda existe em nossa sociedade.

Essa crença de que a mulher não sabe dirigir, ou é incapaz de dirigir como um homem, está enraizada dentro da mente de muitas mulheres, fazendo com que acreditem verdadeiramente nisso.

Essa crença pode ser o motivo do seu medo,.

Por mais simples que pareça, se você for mulher, se você possui medo de dirigir, e se você não passou por nenhum trauma relacionado a isso, existem grandes possibilidades de você acreditar profundamente que “mulher não sabe dirigir”. As vezes você não se dá conta disso, mas esse pode ser o seu real problema.

Vamos tratar disso mais para frente. Continue lendo esse artigo, que terei uma surpresa para você.

 

Quebrando paradigmas

Paradigmas são barreiras mentais ou formas de pensar, sobre determinado assunto.

Por exemplo, achar que uma mulher não pode dirigir pelo simples fato de ser mulher, é um paradigma. Acreditar que uma pessoa idosa não pode dirigir, é um paradigma.

Um paradigma não é uma verdade absoluta, é apenas a forma que você acha que é a forma correta de pensar e de agir. É uma opinião enraizada em sua mente, e que, muitas vezes, você nem sabe da sua existência.

Os paradigmas, ou barreiras mentas, geralmente são criados em nossas mentes até a idade em que entramos na puberdade, até os 12 anos. Nessa idade é comum aceitarmos qualquer sugestão vinda de nossos superiores, pais,  ou professores.

Agora que você já sabe o que é um paradigma, e também já sabe que eles podem ser as barreiras que estão te impedindo de dirigir, tente identificar algum momento, do seu passado, que possa ter prejudicado sua forma de pensar sobre dirigir.

Tente relembrar as coisas que você ouvia, de seus pais, professores ou até mesmo na televisão, sobre trânsito, dirigir e acidentes.

Se o seu caso for um medo condicionado por um paradigma, não se preocupe, você pode revertê-lo de forma simples.

 

 

Técnica para aprender como superar o medo de dirigir

Depois que você identificar qual é o motivo pelo qual você possui medo de dirigir, você deve começar a solucionar o problema.

Enfrente o medo

Não deixe o medo dominar você, comece a enfrentá-lo.

Inicie devagar, sugiro que você comece a ter contato com o carro, ainda na garagem. Entre no carro, sinta o volante, o câmbio, ajuste os espelhos e o banco. Dependendo do nível do seu medo, essa parte do processo poderá ser fácil ou difícil.

Faça isso até você se sentir confiante para ligar o carro. você não precisa se julgar, achar que você não é capaz de fazer isso, pelo contrário, você deve se sentir confiante, e acreditar em você!

Enquanto você não se sentir 100% confiante para começar a dirigir, continue mantendo contato com o carro, todos os dias. Se imagine dirigindo, sinta como se você já estivesse apto para dirigir.

Quando você achar que deve começar a fazer pequenas manobras, comece.

Inicie devagar, ande para frente, para trás. Talvez você precise que alguém leve o carro até uma rua deserta, para que você se sinta mais a vontade.

Repito, não exija muito de você, comece e vá evoluindo a os poucos.

Faça isso sempre que puder, de preferência todos os dias.

Não dirija em ruas de muito movimento, pelo menos não no início, isso pode vir a agravar a situação.

Recapitulando:

  • Sinta se a vontade com o carro.
  • Com o veículo ainda parado, finja estar dirigindo normalmente, regule os bancos e os espelhos.
  • A os poucos, faça pequenas manobras.
  • Peça para que alguém o leve a uma rua com pouco, ou nenhum movimento, para que você possa iniciar.
  • Faça isso sempre quando puder, de preferência todos os dias.
  • Confie em você!

Controle sua mente, e perca o medo de dirigir

Controlar seu medo através de sua mente, é a segunda forma de fazer com que o medo não o impeça de fazer o que você deseja.

Preparei um artigo que vai ajudar você a utilizar a sua mente a seu favor. Clique aqui e aprenda.

O medo é uma barreira mental. Então, além de enfrentá-lo, você deve ter pensamentos positivos sobre o que você deseja, nesse caso, superar o medo de dirigir.

Auto-confiança

A auto-confiança é uma das principais ferramentas que ajudarão você a aprender como superar o medo de dirigir.

Você deve confiar em você mesmo! Não importa o que os outros falam ou pensam, o que importa, é o que você deseja. Se voltar a dirigir, irá beneficiar a sua vida e te fazer mais feliz, você deve fazer tudo o que for possível para conseguir vencer o medo.

Muitas mulheres são oprimidas pelos maridos, namorados, e até mesmo os pais. Se esse for o seu caso, coloque na sua cabeça que você PODE E DEVE DIRIGIR. Você, mulher ou homem, precisa da sua independência. Corra atrás dela. Confie em você.

Insegurança no trânsito

A insegurança está ligada a falta de domínio, referente a tarefa que se está desempenhando. Ou seja, se você não tem pânico de estar no carro, se você não sente temor na hora de estacionar, mas quando está no meio do trânsito, você começa a suar frio e ficar nervoso, as chances são de que você se sente inseguro. Essa situação foi apenas um exemplo, a insegurança pode surgir em qualquer fase do percurso.

Insegurança = falta de prática, falta de experiência.

É muito comum vermos motoristas inseguros nas ruas, principalmente quando vemos carros de auto-escolas.

Estar inseguro é normal, e geralmente acontece quando saímos da auto-escola.

A solução para a insegurança é a prática. Dirija sempre que puder, conheça o veículo, e sinta-se bem dentro dele.

 

Concluindo

 

Desejo profundamente que você consiga perder completamente o medo de dirigir. Sei como é difícil querer muito fazer algo, e ficar impedido pelo medo.

Não deixe o medo de dirigir acabar com sua felicidade.

Caso você tenha passado por algum trauma, e por causa disso, sinta pânico de dirigir, recomendo que procure um especialista, mas de qualquer forma, pode tentar utilizar as dicas que passei nesse artigo.

Existe um treinamento online, que está ajudando milhares de pessoas a superar o medo de dirigir.

Veja abaixo o relato de algumas pessoas que fizeram o curso online Fórmula de Dirigir:

 

Faça como eles.

 

Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários.

Espero ter ajudado você a entender como superar o medo de dirigir.

Abraço!

 

como superar o medo de dirigir? Livre-se agora!
5 (100%) 1 vote

Gabriel Sant'Anna

Empreendedor Digital, focado em treinamento e formação de pessoas. Fundador do Projeto Inteligência Moderna, que visa levar conteúdo de qualidade para pessoas que buscam "algo a mais" para suas vidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *