Dicionário do Marketing Digital.

Dicionário do Marketing Digital

Dicionário do Marketing Digital.

Leads? Facebook ads? tráfego orgânico? Edge Rank? Agora com o Dicionário do Marketing Digital irá conhecer. No começo eu não sabia o que eram essas expressões, depois de iniciar meu negócio e ir evoluindo aos poucos, fui aprendendo. Sei que é chato você ler artigos e ver vídeos que falam algumas expressões que você não entende, por isso resolvi montar um guia que irá servir para você ficar por dentro de toda a esfera do Marketing Digital, portanto montei o Dicionário do Marketing Digital.

 

 

Algumas expressões, termos e siglas utilizada na parte de vendas digitais.

AIDA – é uma sigla que significa: Atenção, interesse, desejo e ação. É um modelo baseado no funcionamento do cérebro humano na hora de tomar uma decisão, no caso de quem está trabalhando com marketing digital, funciona para gerar a venda!

Automação – automação é o processo de tornar o trabalho automático, como por exemplo, automação de e-mail. Mais conhecido como Auto Responder, mas também é uma expressão utilizada em diversas outras áreas do Marketing Digital.

Conversão – fazer com que o resultado seja realizado, seja ele qual for. Exemplos: fazer com que o interessado preencha um formulário, realize uma compra, assine seu canal etc..

CRM – ou Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). São softwares que auxiliam você a administrar o relacionamento com seu cliente, como conversas, agendamentos, reuniões etc..

CRO – Conversion Rate Optimization (otimização da taxa de conversão), siginica montar uma estratégia para aumentar a sua taxa de conversão, seja ela qual for..

CTA- Call-For-Action- significa chamada para ação. Quando você influencia seu público a realizar uma ação, por exemplo: Se inscreva em meu canal, assine nosso newsletter, baixe nosso e-book…

E-book- trata-se de um livro digital, muito usado para espalhar seu conteúdo pela rede e captar e-mail dos interessados. É uma isca digital poderosa para alavancar suas vendas.

Edge Rank – é um algoritmo do facebook que ranqueia os posts que aparecem no feed de notícias do usuário. è baseado nas seguintes condições: afinidade (se há interações prévias com a página), formato do post (link, vídeo, imagem) e também o tempo que a postagem foi feita.

Funil de Vendas – o funil de vendas é um processo usado para separar os clientes de uma empresa de 3 formas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

Topo do funil – è o estado inicial, quando um cliente ainda está longe do processo de compra, geralmente o material utilizado para nutrir o cliente nesse estágio, são mais introdutórios.

Meio do funil- é o estágio intermediário do processo, é a parte onde você gera mais confiança e credibilidade com o possível cliente.

Fundo do funil- é a etapa onde o cliente já possui confiança em você, então está na hora de fazer uma oferta irrecusável sobre o seu produto.

Gerar Leads – significa transformar os visitantes do seu site em interessados sobre o seu conteúdo, de forma com que eles entreguem seus e-mails a você. Uma das melhores formas de geral leads é entregando um E-book para eles em troca do E-mail.

Inbound marketing – nada mais é do que uma estratégia para atrair o cliente até você, sem que você precise ir até ele. Produzir um conteúdo de grande qualidade é essencial para fazer inbound marketing.

Inside sales – é quando uma venda é feita sem contato físico, apenas através de telefone ou outros meios de comunicação.

Landing Page – em português significa página de aterrisagem, no marketing digital significa uma página criada para realizar conversões.

Lead – é um visitante que deixa seus dados para você, em troca de uma isca digital.

Link Patrocinado – são anúncios pagos, onde empresas utilizam para segmentarem seus públicos e aparecerem nos principais resultados de buscas.

Marketing de conteúdo – significa produzir conteúdo para atrair visitantes a sua página, você utiliza o seu conhecimento, produzindo conteúdo de qualidade para atrair seu público alvo.

Nutrição de leads – nutrir um lead nada mais é do que fazer com que o lead gere confiança em você até chegar a hora da compra. Uma boa forma de nutrir um lead é fazer uma sequencia de e-mails onde você leva conteúdo de muita qualidade ao lead, interagir com o lead e gerar confiança através de e-mails automáticos é essencial para que ele venha a se tornar cliente.

Outbound Marketing – é o oposto do inbound marketing. Aqui você utiliza o marketing para chegar até o seu cliente e gerar nele um interesse pelo seu produto.

Palavra-chave – é a definição exata do conteúdo. Para um texto que fala sobre abertura de franquias do ramo alimentício, a palavra chave pode ser franquias de alimentação.

Rede de distribuição do Google – são os sites onde os anúncios do google (google adwords) são exibidos.

Remarketing – é uma forma de ir atrás do usuário que já visitou o seu site, por exemplo: o usuário visitou o seu artigo sobre férias 6 meses por ano, depois disso ele irá visitar outros sites e portais, se você fizer remarketing, seu anúncio irá aparecer para este usuário aonde ele for, seja em banners de anúncios de outros sites, seja em anúncios do youtube etc.

Sqweeze page – é uma página voltada a captação de e-mails para geração de leeds.

Webnario – termo usado para fazer um seminário via web, como por exemplo uma palestra ou uma aula.

 

Agora vou mostrar a você algumas expressões usadas para definir medidas:

CAC – custo de aquisição de cliente, usada para saber quanto você está gastando para obter cada cliente.

CPC – custo por clique, usada para saber quanto você gasta para que alguém clique no seu anúncio.

CPA – custo por aquisição é o quanto você gasta para fazer uma venda.

Pageviews – é o número de visualizações que uma página na internet possui.

ROI – significa retorno sobre investimento.

SEO – search engine optimization (otimização de resultados de busca), é um conjunto de técnicas e aplicações usadas para fazer com que o seu conteúdo se torne mais relevante nos buscadores como google, youtube, yahoo,bing etc..

 

Expressões mais utilizadas no marketing digital:

 

ADS – termo usado para anúncios pagos na web, como por exemplo: facebook ads, youtube ads etc..

Auto responder – serviço de e-mails que permite que você envie uma sequencia de e-mails automáticos programados.

Blog – é como se fosse um site, porém é voltado para geração de conteúdo e relacionamento. Através do blog você poderá postar artigos quando quiser, podendo assim, gerar conteúdo de valor para pessoas que buscam por algum assunto específico.

Cookies – são arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

CSS – Cascading Style Sheets , é uma linguagem de estilo usado para apresentação de uma página na web, como por exemplo o layout , cores, margens etc…

Domínio – domínio é o endereço do seu site como, por exemplo: www.inteligenciamoderna.com.

Erro 404 – quando uma página na web não é encontrada, aparece esse erro, acontece muito quando uma página é excluída e você.

Hiperlink – é uma palavra ou frase que contém um link embutido, ao clicar você será direcionado ao destino do link.

HTML – é uma linguagem utilizada para construir páginas na internet.

Host – host significa hospedagem, é o local onde o seu domínio fica “flutuando”, é obrigatório possuir um host para que o seu site fique no ar.

Layout – é o desenho de uma página, a forma como é apresentada.

Mobile – é o termo usado para se referir a celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

Page Rank – algoritmo do google que classifica e avalia a estrutura da sua página.

Page Title – é a descrição da página que aparece nos resultados de busca.

Prova social – é a forma de mostrar as pessoas uma prova de que determinado produto ou serviço funciona de verdade, é usado para persuadir e obter novas vendas.

Site Map – é um mapa que contém as listas de endereços que dão acesso as páginas de um blog ou site.  Sitemaps em HTML são usados por pessoas e sitemaps xml são usados por buscadores.

 

Veja nosso post 40 motivos para trabalhar na internet.

 

Vou apresentar para você agora algumas das maiores ferramentas e plataformas utilizadas para se trabalhar com Marketing Digital.

Plataformas de produtos digitais para produtores e afiliados – Hotmart, Eduzz, Monetizze…

Ferramentas para e-mail marketing mais conhecidas – mail chimp, e-goi, quickmail, lead lovers…

Ferramenta para criação de web sites – WordPress (é a mais utilizada e possui versão gratuita).

Bom, espero que esse guia tenha sido útil para você, sei que no começo do seu trabalho como empreendedor digital é difícil entender algumas expressões, mas agora com certeza ficará mais fácil.

Dicionário do Marketing Digital
5 (100%) 1 vote

Gabriel Sant'Anna

Empreendedor Digital, focado em treinamento e formação de pessoas. Fundador do Projeto Inteligência Moderna, que visa levar conteúdo de qualidade para pessoas que buscam "algo a mais" para suas vidas